Problemas atuais

uma importante ferramenta para obter informações

perguntas oportunas

Onde fica a nascente do rio Ailã?

Quais são as cidades extremas do Brasil?

Veja quais são os pontos extremos do Brasil:

  • Ponto extremo Norte: Monte Caburaí, no estado de Roraima;
  • Ponto extremo Sul: Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul;
  • Ponto extremo Leste: Ponta do Seixas, no litoral da Paraíba. …
  • Ponto extremo Oeste: Serra da Contamana, no estado do Acre.

Qual e a cidade mais ao norte do Brasil?

🗺️🔝 O ponto mais extremo ao norte do Brasil não fica no Oiapoque, mas no Monte Caburaí, no município Uiramutã, em Roraima. ⬅️ O ponto mais ocidental (oeste) do Brasil fica na nascente do rio Moa, em Mâncio Lima, no Acre. ➡️ O ponto mais oriental (leste) é a Ponta do Seixas, em João Pessoa, Paraíba.

Qual e o nome do ponto extremo do norte?

Monte Caburaí

Monte Caburaí: extremo norte do Brasil

O Monte Caburaí é considerado o ponto mais ao norte do Brasil, com 1456 metros de altitude. Ele está localizado no Estado de Roraima, na região da Serra do Caburaí, no município de Uiramutã, que faz divisa com a Guiana.

Qual a cidade mais distante uma da outra no Brasil?

Em extensão latitudinal, o Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, na nascente do rio Ailã, em Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos extremos de norte a sul é de 4.394 km.
Em cache

Qual e o lugar mais baixo do Brasil?

Entre as cidades abaixo do nível do mar temos Recife e Jaboatão dos Guararapes. Outra importante região abaixo do nível do mar é a Bahia Blanca, na Argentina. Este é o ponto mais baixo do país, estando localizado a 42,0624 metros abaixo do nível do mar. Monte Everest.

Qual e o estado mais ao sul do país?

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul (RS)

Considerado o estado mais meridional do país, o estado faz limite com Santa Catarina ao norte, Oceano Atlântico ao leste, Argentina a oeste e o Uruguai ao sul.

Qual foi a última cidade do Brasil?

A primeira é Oiapoque (Roraima) e a última é a Chuí (Rio grande do Sul).

Qual e o ponto mais baixo do Brasil?

Entre as cidades abaixo do nível do mar temos Recife e Jaboatão dos Guararapes. Outra importante região abaixo do nível do mar é a Bahia Blanca, na Argentina. Este é o ponto mais baixo do país, estando localizado a 42,0624 metros abaixo do nível do mar.

O que quer dizer a expressão do Oiapoque ao Chuí?

No Brasil, a expressão "do Oiapoque ao Chuí" é muito popular e é utilizada para definir o nível de abrangência de alguma coisa no país, algo que vai "de norte a sul" (Chui é uma cidade localizada no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul).

Qual e o país que fica mais perto do Brasil?

Argentina: 1.261,3 km de fronteira entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Bolívia: 3.423,2 km de fronteira entre Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Colômbia: 1.644,2 km de fronteira com Amazonas. Guiana: 1.605,8 km de fronteira entre Roraima e Pará.

Qual e a cidade mais isolada do Brasil?

Um desses locais é o Arquipélago de Trindade e Martim Vaz. Localizado a 1.200 km de Vitória (ES), no meio do Oceano Atlântico, as ilhas são o ponto mais isolado do território nacional e um dos primeiros lugares onde o Sol nasce no Brasil.

Qual cidade brasileira está abaixo do nível do mar?

Recife é a cidade

Aqui, temos a questão do nível da cidade em relação ao mar, já que o Recife é a cidade mais baixa do Brasil, está no nível do mar. Além disso, a cidade tem uma zona urbana muito próxima da planície estuarina.

Qual é a capital mais alta do Brasil?

Curitiba

A altitude média é de 935 m acima do nível do mar, o que proporciona um inverno mais frio do que o das demais capitais do Brasil. Por sua altitude, Curitiba também é a capital “mais alta” do país.

Qual o melhor estado do Sul Pará morar?

estado de Santa Catarina

Melhor estado da região sul para morar. O estado de Santa Catarina é destaque não só na região sul do Brasil, mas sim em todo o país. Com IDH de 0,847, a capital do estado, Florianópolis, possui o terceiro maior IDH de todo o país.

Qual estado do Sul e melhor?

Se você está pensando em se mudar para o sul do país, Santa Catarina é altamente recomendado. E não é apenas uma opinião pessoal ou regionalista – este estado tem muito a oferecer e recebeu vários reconhecimentos, como o melhor estado do Brasil para morar em 2020, de acordo com estudos da consultoria Macroplan.

Qual é o estado brasileiro mais velho?

Pernambuco é o estado

Pernambuco é o estado mais antigo do Brasil. Localizado na região Nordeste, o estado, que faz divisa com Paraíba e Ceará, é uma das regiões mais antigas da Colônia Portuguesa e uma das capitanias mais ricas no período Brasil Colônia. Sua capital é Recife.

Qual é a cidade mais fria do Brasil?

Urupema

Urupema, Santa Catarina

Localizada na Serra Catarinense, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com uma temperatura média de 8ºC durante o ano.

Qual e a capital mais alta do Brasil?

Curitiba

A altitude média é de 935 m acima do nível do mar, o que proporciona um inverno mais frio do que o das demais capitais do Brasil. Por sua altitude, Curitiba também é a capital “mais alta” do país.