Problemas atuais

uma importante ferramenta para obter informações

perguntas oportunas

Onde fica o Caldeirão de Santa Cruz do Deserto?

Onde ocorreu a guerra do Caldeirão?

Em 11 de maio de 1937, centenas de sertanejos, seguidores do beato paraibano José Lourenço foram massacrados pela Polícia e pelo Exército, na fazenda denominada Caldeirão, situada no Crato, Ceará. O episódio ficou conhecido como Massacre do Caldeirão.
Em cache

O que foi a comunidade do Caldeirão?

Há 84 anos, no dia 11 de maio de 1937, as Forças Armadas e a Polícia Militar do Ceará, sob ordem do Governo Federal, invadiram a comunidade do Caldeirão da Santa Cruz, em Crato. Parte dos seus moradores foram mortos e os sobreviventes expulsos de suas terras. Seu líder, o beato José Lourenço, e seus seguidores fugiram.
Em cache

Como terminou a guerra do Caldeirão?

Zé Lourenço não entrou nos combates. Mas o exército do governo passou pelo sítio e fez muitas destruições. Quando terminou a guerra, o Beato voltou para o sítio e recomeçou tudo de novo. A paz não durou muito tempo.

Quais foram os participantes da guerra do Caldeirão?

Formada por romeiros, flagelados da seca, camponeses e negros, a maioria vinda de Juazeiro do Norte — aonde tinham ido atrás das bênçãos do padre Cícero —, a comunidade se estabeleceu em 1926 no sítio de Santa Cruz do Caldeirão, por indicação do padre Cícero, que cedeu as terras ao beato José Lourenço, líder do grupo.
Em cache

Qual foi o motivo da guerra do Caldeirão?

Em 1937, sem a proteção de Padre Cícero, que falecera em 1934, a fazenda foi invadida e destruída pelas forças do governo de Getúlio Vargas, que acusava a comunidade de comunismo.

Como surgiu a Comunidade do Caldeirão?

A Comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Desterro nasceu no sertão do Cariri, no Ceará, na região do Nordeste do Brasil. Foi fundada em 1926 pelo beato José Lourenço e foi totalmente destruída passados 10 anos, em setembro de 1936 pela a Polícia Militar cearense.

Quem foi o líder do caldeirão?

O Caldeirão teve como líder o paraibano José Lourenço, um negro, analfabeto e que possuía uma consciência sobre o mundo, passando a construir um “oásis” em meio a caatinga e uma nova visão de mundo.

Quando surgiu o caldeirão?

O presente trabalho tem por compreender o processo que levou ao esquecimento da existência do Caldeirão, comunidade camponesa, fundada em 1926 na região do Cariri, ao sul do Ceará, e os fatos que envolveram sua destruição, a partir da relação entre memória e história.

Como a comunidade do Caldeirão estava organizada?

É interessante notar que no Caldeirão a terra era de todos e a terra era de ninguém. Não havia propriedade da terra. Esse era um conceito externo àquela comunidade. Os homens plantavam e colhiam coletivamente, mas não eram impedidos de ter cada um seu pedaço de terra, para plantar e criar gados e outros animais.

Qual foi o papel da religião na guerra do Caldeirão?

A comunidade religiosa do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço, descendente de negros alforriados e discípulo de Padre Cícero, ousou desafiar o poder do latifúndio e propor uma sociedade mais justa e humanitária, mas foi brutalmente reprimida pelas forças do estado.

Como as pessoas viviam na comunidade do caldeirão?

Diferente das fazendas vizinhas, na comunidade toda a produção era dividida igualmente. José Lourenço tornou-se líder daquele povoado, e se dedicou à religião, à caridade e a servir ao próximo. Mesmo analfabeto, era ele quem dividia as tarefas e ensinava agricultura e medicina popular.

Quais os tipos de caldeirão?

Tem de dois tipos: o tradicional teflon e o cerâmico. – Agora, algumas dicas de cuidado: é bom conferir se o caldeirão vai no lava-louças e se pode ser limpo com esponja de aço.

Quando ocorreu a segunda expedição para destruir o Caldeirão?

A segunda expedição ocorreu em maio de 1937, e encontrou resistência de um grupo liderado por Severino Tavares, que havia sido solto e acabou matando um capitão, seu filho, um sargento e um soldado. Outros soldados ficaram feridos. Três camponeses morreram, entre eles o próprio Severino Tavares.

Quem foi o líder do Caldeirão?

O Caldeirão teve como líder o paraibano José Lourenço, um negro, analfabeto e que possuía uma consciência sobre o mundo, passando a construir um “oásis” em meio a caatinga e uma nova visão de mundo.

Como as pessoas viviam na comunidade do Caldeirão?

Diferente das fazendas vizinhas, na comunidade toda a produção era dividida igualmente. José Lourenço tornou-se líder daquele povoado, e se dedicou à religião, à caridade e a servir ao próximo. Mesmo analfabeto, era ele quem dividia as tarefas e ensinava agricultura e medicina popular.

Como fazer para participar do Caldeirão?

Para participar

  1. Acesse o formulário de inscrição AQUI.
  2. Preencha o formulário informando nome e sobrenome, idade, endereço e CPF.
  3. Após preencher todos os dados, envie o vídeo da sua performance fazendo upload no formulário mesmo. …
  4. Não se esqueça de mandar junto uma foto em estilo 3×4.

O que é Canudos e Caldeirão?

Canudos e Caldeirão representavam, nesse contexto, sinônimo de atraso e de barbárie, anomalias que precisavam ser extirpadas de uma nação que pretendia mostrar ao mundo que caminhava a passos largos rumo ao progresso e à modernidade.

Quais foram os grupos envolvidos na guerra do Contestado?

Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca. A região do conflito, localizada entre os dois Estados, era disputada pelos governos paranaense e catarinense.