Problemas atuais

uma importante ferramenta para obter informações

perguntas oportunas

Onde fica a Ilha do Maroto?

Onde fica a ilha de rodeadouro?

Em uma dessas paisagens pode ser avistada uma ilha de areias brancas, águas doces e calmas, considerada um paraíso natural pelos seus moradores – a ilha do Rodeadouro, localizada a aproximadamente 12 km do centro da cidade de Juazeiro, no sertão baiano.

Como está a ilha do Rodeadouro hoje?

O aumento no nível do rio recente cobriu uma pequena. parte das margens da ilha, mas nada que atrapalhe o. acesso e a possibilidade de aproveitar o local.

Quantos anos tem a cidade de Juazeiro na Bahia?

Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore, mãe do sertão, o juazeiro, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do Sertão Nordestino. Foi criado em 1833, sendo que desde 1596 seu território já era percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira.

Quem é maior Petrolina ou Juazeiro Bahia?

Os dados são do Censo 2022, realizado pelo IBGE. Petrolina (PE) tem 386.786 pessoas e Juazeiro (BA), 235.816 moradores.

Quais famosos nasceram em Juazeiro Bahia?

Entre os compositores mais famosos do passado, está Luiz Gonzaga. Os cantores populares atuais João Gilberto e Ivete Sangalo são nativos de Juazeiro.

O que é que significa o nome Petrolina?

nome feminino

Substância gorda do petróleo. Origem etimológica:petróleo + -ina.

É bom morar em Juazeiro Bahia?

Juazeiro é destaque em ranking de melhores cidades do interior da Bahia para morar. Compartilhe: Através de uma gestão qualificada, preparada e transparente, Juazeiro segue ganhando destaque e melhorando em todos os aspectos para quem mora e também para quem chega ao município.

Quem é a pessoa mais famosa da Bahia?

Confira a lista abaixo:

  • Eduardo Lima. Com notório destaque na cena artística brasileira, Eduardo Lima tem ganhado um espaço cada vez maior no mundo das artes, por meio dos seus quadros. …
  • Raul Seixas. …
  • Milton Santos. …
  • Jorge Amado. …
  • Caetano Veloso. …
  • Lázaro Ramos. …
  • Ivete Sangalo.

Qual a principal festa popular de Juazeiro Bahia?

Festa do Vaqueiro

Prefeitura de Juazeiro valoriza tradição e promove Festa do Vaqueiro no dia 16 de outubro. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), vai realizar, no dia 16 de outubro, a tradicional Festa do Vaqueiro.

Como chama quem mora em Petrolina?

Petrolina
Município do Brasil
Hino
Gentílico petrolinense
Localização

Qual cantor nasceu em Petrolina?

O menino nascido em Serrita, cidade pernambucana conhecida como a Capital do Vaqueiro, conquistou o público com seu tom de voz marcante.

Qual a melhor cidade para se viver na Bahia?

Juazeiro é destaque em ranking de melhores cidades do interior da Bahia para morar – Prefeitura Municipal de Juazeiro – BA | Portal Oficial da Gestão Municipal.

Qual a melhor cidade do litoral da Bahia para morar?

Para quem gosta de viver em uma cidade litorânea maior, com boa infraestrutura certamente vai se encantar por Porto Seguro. Esta cidade foi inserida no Sítio Histórico do Descobrimento, por conta da chegada dos portugueses na região no ano de 1500.

Quem é o homem mais rico da Bahia?

José Caetano Paula de Lacerda

  • Estado: Bahia.
  • Posição no Brasil: 239º
  • Fortuna (R$ bi): R$ 1,28.
  • Empresa: Grupo GPS.
  • Setor: Financeiro.

Qual é o cantor mais rico da Bahia?

Na lista, apenas quatro baianos: Victor Grandin(foto-vitrine), Cesar Mata Pires, João Carlos Cavalcanti e Luis Carlos Batista.

O que se produz em Juazeiro Bahia?

A manga e a uva são as culturas que mais merecem destaque na produção permanente, a área plantada e colhida é maior que qualquer outra cultura, sendo que Juazeiro-BA, é o município que mais produz no Vale do São Francisco manga e uva (IBGE, 2010).

Quem é mais rica Petrolina ou Juazeiro?

Petrolina (PE) aparece na 27ª colocação, e Juazeiro (BA) na 91ª, com a fruticultura irrigada. Com base nessas informações, foi feita uma classificação levando em conta o valor da produção das lavouras temporárias e permanentes e o Produto Interno Bruto dos Municípios (PIB) tomando por base o ano de 2019.

Por que Petrolina se chama Petrolina?

A vila recebeu a denominação de Petrolina em homenagem ao imperador D. Pedro II, que ocupava, então, o trono do Brasil. Há uma versão segundo a qual o topônimo seria uma dupla homenagem, com a junção do nome do imperador, em sua forma latina (Petrus), ao da imperatriz Tereza Cristina, resultando em Petrolina.